No cruzamento entre ofertas de vendedores e interesse dos compradores, o segmento de SUVs seminovos revela resultados surpreendentes no Brasil.
Só um portal com números expressivos como a Mobiauto poderia fazer um levantamento como esse. E ele traz um novo ângulo de análise que desmistifica algumas “verdades absolutas” a respeito do festejado segmento de SUV´s seminovos do mercado brasileiro. Qualquer especialista em usados e seminovos costuma alertar o consumidor que os utilitários-esportivos de marcas francesas, por exemplo, são mais “difíceis de vender”. Será mesmo?
A startup do segmento automotivo que mais cresceu em 2022, recém-incorporada ao menu corporativo do Banco Pan, fez um trabalho singular para auxiliar na orientação dos clientes que adquirem SUV´s novos já com a perspectiva de revendê-lo alguns anos depois. Por ser um dos três maiores marketplaces de carros seminovos do país, a Mobiauto recebe alguns milhões de cliques mensais nos milhares de anúncios que disponibiliza aos usuários. E
o levantamento mostra surpresas, feito com veículos seminovos 2020, 2021 e 2022 de cada SUV avaliado.
Uma conta é bem simples: quais os modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Jeep Renegade é o campeão de volume de anúncios, com 16,27% de todas as ofertas esse segmento. Em seguida aparecem o VW TCross (12,53% dos anúncios) e o Jeep Compass (9,89%). Esse ranking não traz lá muitas surpresas, já que, historicamente, esses três modelos sempre estiveram entre os 4 ou 5 SUV´s zero km mais vendidos. E quem faz sucesso como carro novo costuma repetir o feito quando usado.
Os SUV´s que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores) compõem rigorosamente a mesma ordem. “Essa é uma prova inequívoca de que a Mobiauto é um marketplace que inspira grande credibilidade junto aos compradores. Nossos anúncios despertam o interesse do comprador e isso pode ajudar a definir o modelo
que será adquirido”, explica Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto e consultor automotivo.
Mas e quando você cruza as estatísticas e apura a variação entre o número de carros anunciados versus o volume de acessos dos compradores? “Considerando o desafio de extrair esses cálculos, entre oferta e demanda de seminovos no Brasil, dá para cravar que estamos redefinindo algumas verdades sobre o segmento de SUV´s no Brasil. Modelos franceses, por exemplo, estão nas últimas posições em percentual de interessados. Mas
como o número de anúncios é menor, essa variação cria uma leitura onde dá para dizer que eles não são mais difíceis de vender que os demais”, explica Castro Jr.
Esse levantamento não só auxilia a orientar compradores, mas também é um instrumento preciso para os vendedores. Ele indica estatisticamente quais os modelos mais fáceis de serem vendidos. Basta comparar os percentuais entre oferta e procura. Veículos como Renault Duster, VW Tiguan, CAOA Chery Tiggo 5X, Ford EcoSport, VW T-Cross e Jeep Compass, respeitando-se essa ordem, possuem um volume de acessos percentualmente maior em relação aos anúncios. Quanto maior for o delta a favor da procura, mais fácil – em teoria – será a venda daquele modelo. Confira abaixo a lista completa.