Muita gente não se lembra dela, mas a tampa do líquido do radiador, se em mau estado, pode causar um grande estrago no motor.
O costume de checar o líquido no reservatório do radiador não é muito comum, com isso,
muita gente sequer verifica as condições da tampa, que é responsável pela vedação do
sistema. Geralmente, essas tampas têm uma vida útil, pois sua principal função é manter o
líquido do sistema de arrefecimento do motor em condições adequadas, que trabalham em
situações extremas de pressão e temperatura.
Se o líquido está baixando, o motor superaquecendo ou a junta do cabeçote já queimou, o
problema pode estar na tampa do sistema de arrefecimento. Uma tampa com defeito pode
resultar em superaquecimento, perda de líquido refrigerante ou grandes danos ao motor,
por isso é extremamente importante verificar as condições periodicamente e substituí-la, se necessário.
Nos modelos mais antigos, essa tampa é de metal, mas nos carros novos, elas são de um
composto plástico que é apropriado para altas temperaturas e pressão. As tampas ficam
localizadas no reservatório, que geralmente estão bem visíveis. Elas têm um sistema de
válvulas calibradas para suportar a pressão da água quente e, se estiver com defeito, o
líquido do reservatório começa a ser liberado em forma de vapor, deixando o nível abaixo do recomendado, para que o sistema arrefecimento do motor funcione adequadamente.
As montadoras recomendam a troca das tampas geralmente a cada 30 mil quilômetros.
Trata-se de uma peça com custo baixo e rápida de ser trocada, mas precisa ser substituída
por uma exatamente igual ao modelo original do carro, para evitar vazamentos. Além disso, é importante lembrar que, em caso de superaquecimento do motor, não se pode abrir a tampa do reservatório imediatamente, pois o líquido do reservatório estará em alta
temperatura e o risco de queimaduras é muito grande. O recomendado é abrir a tampa
somente após 10 minutos que o motor esteja desligado.
O Grupo Click Automotiva e TanClick, empresa com mais de 50 anos de mercado,
desenvolve, produz e comercializa tampas para as mais diversas utilizações nos veículos,
inclusive do sistema de arrefecimento do motor, fornecendo para as principais montadoras
do Brasil e exportando suas peças para mais de 15 países, reforçou sua parceria com a DPK Distribuidora, especializada na distribuição de peças automotivas para todo o país. Os
produtos TanClick são desenvolvidos em conformidade com as normas internacionais, no
parque fabril instalado na cidade de Valinhos/SP, e a empresa é hoje, a maior fabricante de
tampas na América do Sul, trazendo a qualidade e robustez das montadoras, para o
mercado de reposição.
O Gerente de Vendas e Marketing da Tanclick, Roney Engholm, enalteceu o reforço desta
parceria com a DPK. “Nossa parceria com a DPK, empresa que é referência para todo
mercado de reposição automotivo, já existe há mais de 20 anos, mas agora está mais
consolidada. A empresa tem sido uma grande parceira de negócios com o Grupo Click
e incrementamos recentemente a parceria com novas linhas de produtos, novos itens de
lançamentos, que já são sucesso no mercado. Procuramos melhorar a cada dia, como
empresa e assim solidificar nossa atuação com nossos parceiros. Trabalhamos para que esta relação entre Click e DPK continue crescendo a cada dia”, enalteceu Engholm.
Sobre a DPK
Especializada na distribuição automotiva no Brasil, a DPK está no mercado desde 1987,
contando com quinze filiais pelo país com um sistema avançado de distribuição de produtos.
Com sua matriz em Campinas e sempre atenta a modernização do mercado e a exigência do cliente por serviços e atendimentos mais dinâmicos, a DPK criou o KDaPeça, um catálogo eletrônico completo e simples de utilizar, através do qual é possível realizar compras online, verificar o estoque, fazer orçamentos personalizados e comparativos entre os produtos, 24 horas por dia. www.dpk.com.br