Categoria busca amenizar cobranças por parte dos órgãos de trânsito de seus veículos quanto à altura e largura dos pneus, principalmente.
Na sexta-feira, 4 de novembro, o vereador Érico Vinícius (NOVO-E), a pedido do jornalista Renni A. Schoenberger (Sport Machine-D), agendou reunião com o prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO-2ºD), para tratar sobre reivindicações dos clubes de jipeiros da cidade. Estiveram presentes Caio Duarte (C), presidente do Clube do Jipeiro Joinville e Marcos Iarza Júnior, representando o Jeep Clube Joinville.
Na ocasião, os representantes expuseram ao chefe do executivo municipal, os problemas enfrentados quando da fiscalização por órgãos de trânsito. São constantes as multas por altura e largura dos pneus, uso de luzes de led no teto, guincho e outros acessórios. Por incoerente que possa parecer, são justamente estes diferenciais que possibilitam aos jipeiros prestarem socorro às vítimas de catástrofes climáticas, em apoio à Defesa Civil.
O prefeito ficou de estudar junto à sua assessoria jurídica adaptação de legislação municipal, desde que não fira os princípios federais do Contram, órgão responsável pelo setor. Se Joinville conseguir a paz no trânsito, a exemplo de Blumenau e Brusque, já seria um bom início, enquanto se aguarda as mudanças na legislação federal, já em trâmite.
Renni também lembrou que existe uma indústria paralela muito forte que gera emprego e renda, além de arrecadação. “Estas adaptações tornam os componentes mais robustos que os originais, caindo por terra os argumentos de estarem em desacordo com as especificações dos fabricantes”, afirmou.